Associação Cultural e Recreativa de Travassós | Sobre Nós
13383

A nossa MISSÃO é

prosseguir fins de solidariedade social, promovendo o bem-estar e qualidade de vida à comunidade onde estamos inseridos.

A nossa VISÃO é

ser uma referência regional de excelência, na prestação de serviços de apoio à infância, à adolescência e à terceira idade.

As nossas ações assentam nos valores:

• Solidariedade

Dando uma resposta adequada às necessidades da comunidade local.

• Eficiência e Sustentabilidade

Priorizando a satisfação das necessidades em função dos recursos disponíveis.

• Parceria

Criando laços de complementaridade com organizações locais.

• Qualidade

Prestando serviços que diariamente procuram a melhoria contínua e a satisfação dos utentes e suas famílias.

• Excelência

Procuramos melhorar a cada dia.

Política de Gestão

A política orientadora da atuação da Associação Cultural e Recreativa de Travassós na sua relação com todas as partes interessadas assenta num comportamento de gestão tendo em consideração quatro perspetivas:

PERSPETIVA DE SUSTENTABILIDADE

Conciliar a valorização dos investimentos com preocupações de sustentabilidade económica e ambiental e melhoria do seu desempenho organizacional e operacional, optando pelo rigor na gestão dos recursos e no controlo dos custos.

PERSPECTIVA CLIENTES

Assegurar a prestação de um serviço de qualidade reconhecido no sentido de oferecer sistematicamente as melhores soluções para responder às necessidades e expetativas da comunidade envolvente, dando cumprimento aos compromissos assumidos incluindo as obrigações regulamentares.

PERSPECTIVA INTERNA

Incorporar competências disponíveis na comunidade envolvente através do estabelecimento de parcerias, da imersão do voluntariado e da aquisição de produtos e serviços adequados.

PERSPECTIVA DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM

Valorizar os conhecimentos dos colaboradores e as suas competências pessoais, estimulando e promovendo a sua formação contínua, a sua valorização pessoal, proporcionando as condições de trabalho adequado.

A nossa História

A 26 de maio foi constituída a Associação Cultural e Recreativa de Travassós no Cartório Notarial de Fafe com fins de promoção cultural, recreativa e assistencial dos seus associados e da população da freguesia de Travassós. Durante este ano abriu a Creche e funcionava, a título provisório, no Salão Paroquial. Pouco tempo passado e no mesmo espaço, iniciou atividade o Centro Dia para Idosos e o Jardim de Infância.

Em maio são celebrados os acordos de cooperação com a segurança social das valências de Creche para 28 crianças e Pré-escolar para 32 crianças.

A 28 de junho foi a primeira associação do concelho de Fafe a obter o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social com o registo lavrado pelo averbamento nº 1 à inscrição nº 41/89, a fls. 65 Verso do Livro nº 4 das Associações de Solidariedade Social.

Em janeiro é assinado o acordo de cooperação para 15 utentes em Serviço de Apoio domiciliário, servindo utentes de Travassós e de freguesias limítrofes.

Em 5 de setembro foram inauguradas as novas instalações onde passam a funcionar em simultâneo as Valências de Infância (Creche e Jardim de Infância) e o Centro Dia para Idosos.

O Centro Dia é extinto no edifício onde funcionava e muda para as instalações da Casa do Povo da freguesia, em simultâneo com a valência de Lar. No espaço onde funcionava o Centro Dia dá lugar ao ATL para crianças.

Em abril deste ano é celebrado o acordo de cooperação para 14 utentes em Lar de Idosos.

Início das obras de construção de raiz de edifício para o novo Lar de Idosos.

Finalização de uma das Alas do edifício do Lar e transferência dos idosos da Casa do Povo para as novas instalações.

Entrada em funcionamento do edifício completo do novo Lar de Idosos com capacidade para 30 utentes.

Remodelação dos parques infantis da Creche e Pré-escola e adequação dos mesmos à legislação em vigor.

O acordo de cooperação do ATL é revisto para 29 crianças.

Com o apoio do PRODER terminaram as obras de alargamento do Lar de Idosos para uma capacidade de 49 utentes.

Em março obtivemos a certificação ISO 9001:2008 e nível A dos modelos de avaliação da qualidade do sistema de gestão da qualidade implementado na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar de Idosos).

Alargamento da capacidade da Creche para 42 crianças.

Em 19 de junho iniciou a remodelação do edifício do Lar para construção de sala para Centro de Dia.